Forma de atuação do investimento social

EXECUÇÃO DE PROJETOS PRÓPRIOS PREVALECE, MAS APOIO INSTITUCIONAL A OSC AUMENTA

Os investidores sociais adotam estratégias tanto de apoio a organizações da sociedade civil (OSC) como de operação de projetos próprios, compondo um perfil misto de atuação, com predominância da execução de projetos próprios. Contudo, é interessante notar que, enquanto quase todos os percentuais apresentam trajetória de queda entre 2016 e 2018, cresce a parcela de respondentes que apoia institucionalmente OSC, provendo auxílio financeiro independente de projetos/ programas, passando de 24% para 30% do total de investidores sociais. Esse aumento foi puxado principalmente pelos institutos e fundações familiares, já que cerca de metade desse grupo de organizações (48%) afirma praticar essa modalidade de suporte a OSC.

Gráfico 1: Organizações por estratégias de atuação (2016 e 2018)


No caso das empresas, o mais comum, em 82% dos casos, é o apoio a projetos ou programas de OSC, a partir de linhas programáticas preestabelecidas e/ou processos de seleção/ editais regulares. Em segundo lugar, 71% das empresas mencionam o apoio a OSC por meio de doação e/ou patrocínio pontual e eventual. São também as empresas as que mais desenvolvem projetos com outras organizações, compartilhando autoria, governança e processos de tomada de decisão, situação que se aplica para mais da metade desse perfil de investidor (53%). 

A execução direta de projetos ou programas com equipe própria é mais frequente para 72% dos institutos e fundações independentes, 66% dos institutos e fundações familiares e 64% dos institutos e fundações empresariais.

Tabela 1: Organizações por estratégias de atuação e tipo de investidor

Em linha com os achados anteriores, a análise da forma de operação dos 932 projetos ou programas mapeados também mostra um perfil misto de atuação, já que 39% são operados diretamente pelos investidores sociais enquanto outros 38% são desenvolvidos por terceiros e apoiados pelos respondentes.

Apenas 14% são desenvolvidos em conjunto com outras organizações por meio do compartilhamento de autoria, planejamento, governança e processo de tomada de decisão. Outros 10% dos projetos ou programas são desenvolvidos pelos investidores sociais, porém executados em parceria com terceiros.

A análise por tipo de investidor mostra que 66% dos projetos ou programas de empresas são desenvolvidos por terceiros, corroborando seu perfil mais financiador. No caso dos projetos ou programas de institutos e fundações familiares e independentes, cerca de metade é operada diretamente pelos próprios respondentes, respectivamente 52% e 50% do total em cada grupo.

Gráfico 2: Projetos ou programas por forma de operação e tipo de investidor


Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo